
Faculdade do Sertão do Araripe
Construindo Excelência em Educação
1.342 de 12 de Julho de 2019
.png)
Comissão Própria de Avaliação – CPA
A Comissão Própria de Avaliação – CPA é formada pela comunidade de professores, estudantes e técnico-administrativos da Faculdade do Sertão do Araripe – FASA, e por membros da sociedade civil. Portanto, a CPA deve contar, na sua composição, com a participação de representantes de todos os segmentos da comunidade universitária e, também da sociedade civil organizada.
A CPA é composta por um grupo de pessoas capazes de assumir a responsabilidade pelo desenvolvimento de todas as ações previstas no processo avaliativo. Fundamenta-se na necessidade de promover a melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento da sua eficácia institucional, da sua efetividade acadêmica e social, especialmente, do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais.
FINALIDADE E OBJETIVOS
A CPA foi criada na Faculdade do Sertão do Araripe para coordenar e articular todo o processo interno de autoavaliação e é composta por representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica e comunidade externa, como disposto acima.
Visa conhecer a nossa realidade, identificando os pontos fortes e fracos e, com a participação de estudantes, professores, funcionários e a comunidade externa, construir um plano de melhorias em todos os setores e sentidos. Por isso, a CPA dá encaminhamento ao plano de melhorias, que possibilita reflexões e ações que revertem na implantação de condições mais efetivas de ensino, aprendizagem e atendimento a comunidade.
A política de avaliação preconiza, fundamentalmente, um plano de avaliação institucional, como instrumento de gestão estratégica, orientado no sentido de definir, promover e implementar uma cultura de inovação permanente, de transformação autorregulada e dotada da capacidade de atuação proativa às demandas mutáveis dele provenientes.
A sistemática da avaliação institucional, proposta pela CPA com vistas à melhoria da qualidade, está sendo desenvolvida e firmada nos seguintes princípios básicos:
-
Conscientização da necessidade de autoavaliação por todos os segmentos envolvidos;
-
Reconhecimento da legitimidade e pertinência dos princípios norteadores e dos critérios a serem adotados;
-
Envolvimento direto de todos os segmentos da comunidade acadêmica na sua execução e na implementação de medidas para melhoria do desempenho institucional.
-
A Comissão Própria de Avaliação – CPA tem por finalidade coordenar a avaliação interna ou autoavaliação, a qual tem como principais objetivos produzir conhecimentos, por em questão os sentidos do conjunto de atividades e finalidades cumpridas pela instituição, identificar as causas de suas deficiências, aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo, fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais, tornar mais efetiva a vinculação da instituição com a comunidade, julgar acerca da relevância científica e social de suas atividades e produtos, além de prestar contas à sociedade.
COMPOSIÇÃO DA CPA
A Comissão Própria de Avaliação – CPA da Faculdade do Sertão do Araripe – FASA é composta pelos seguintes membros:
AUTOAVALIAÇÃO:
A autoavaliação é um dos processos que compõem o Programa de Avaliação Institucional da FASA. Identificando as fragilidades e as potencialidades da instituição nas dez dimensões previstas em lei, a autoavaliação é um importante instrumento para a tomada de decisões e dela resultará um relatório abrangente e detalhado, contendo análises, críticas e sugestões, o qual se mostrará um instrumento apto à superação dos problemas identificados.
A avaliação interna ou autoavaliação é um processo contínuo por meio do qual uma instituição constrói conhecimentos sobre sua realidade, buscando compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social.
Desenvolve-se a partir da análise de dez dimensões institucionais.
PRINCÍPIOS E DIMENSÕES DO SINAES
A Lei nº 10.861/04, no seu art. 3º, estabelece as dimensões que devem ser o foco da avaliação institucional e que garantem, simultaneamente, a unidade do processo avaliativo em âmbito nacional e a especificidade de cada instituição:
-
A missão e o plano de desenvolvimento institucional (PDI);
-
A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão;
-
A responsabilidade social da IES;
-
A comunicação com a sociedade;
-
As políticas de pessoal;
-
Organização e gestão da IES;
-
Infraestrutura física;
-
Planejamento e avaliação;
-
Políticas de atendimento aos estudantes;
-
Sustentabilidade financeira.
-
ATRIBUIÇÕES DA CPA
-
Garantir um processo de autoavaliação com transparência, participação sobre o que faz a Faculdade do Sertão do Araripe, estabelecendo um contraponto entre a missão, os objetivos e as ações que efetivamente desenvolve na busca de melhor qualidade acadêmica.
-
Fornecer estudos e orientações que subsidiem o processo de planejamento e implementação de medidas que conduzam à execução de um projeto acadêmico socialmente legitimado e relevante quanto a sua repercussão junto à comunidade interna e à sociedade em geral.
-
Consolidar uma sistemática de avaliação contínua que permita o constante reordenamento das ações da Faculdade do Sertão do Araripe.
-
Identificar fragilidades e acertos com vista ao aprimoramento e a reformulação do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional).
