
Faculdade do Sertão do Araripe
Construindo Excelência em Educação
1.342 de 12 de Julho de 2019
.png)


A Faculdade do Sertão do Araripe – FASA é uma instituição privada de ensino superior criada para oferecer cursos superiores nos termos da Lei n. 9.394/1996 (LDB), bem como para desenvolver a pesquisa e a extensão em diferentes áreas do conhecimento, visando contribuir para a educação e o desenvolvimento sociocultural do Araripe pernambucano.
A FASA mantém uma incansável busca pela excelência no ensino superior, pela inovação acadêmica diferenciada e pela manutenção dos valores e crenças que alicerçam a instituição e a credenciam como uma faculdade séria, capaz e acessível, que conta com professores mestres, doutores, ou atuantes no mercado de trabalho.
A instituição é a concretização de um projeto educacional de um grupo de educadores e empresários, que possui uma expressiva experiência em educação básica e superior. Buscando dar continuidade à sua contribuição ao processo educacional de Pernambuco, propõe, nessa oportunidade, a oferta de ensino superior com a finalidade de qualificar profissionais nas áreas dos cursos oferecidos.
A Faculdade espera contribuir significativamente para que os concludentes do ensino médio e demais discentes do Araripe tenham mais uma opção para dar continuidade a seus estudos, chegando ao nível superior, promovendo um elevado nível cultural na população dessa região.
A FASA espera se firmar na região como uma instituição de referência na formação de profissionais de nível superior, formando mão de obra de alto nível e contribuindo, principalmente, para o desenvolvimento sustentável da região.

Estimular o desenvolvimento do conhecimento, das habilidades, dos talentos e das atitudes de seus alunos, para que atinja a realização profissional, pessoal, social, além da preparação do indivíduo para o exercício pleno da cidadania.



Ser reconhecida como uma Instituição comprometida socialmente com a educação e a cultura, agindo com inovação e proatividade para o desenvolvimento de competências e talentos, visando à formação de cidadãos e profissionais qualificados e empreendedores.
Princípios institucionais
Princípio da Autonomia: Liberdade com responsabilidade no exercício de sua missão, quando cada curso tem seu perfil distinto e considera as tendências do mercado.
Princípio da Transparência: Transmissão de informações de maneira clara, objetiva e transparente para o público interno e externo. Para os cursos, este princípio ocorre apoiado pela CPA, representatividade estudantil, pelo NDE e pela coordenação.
Princípio do Conhecimento como construção: O conhecimento é processo em constante evolução que será construída através de uma aprendizagem emancipadora, tendo o NDE como elemento de atualização e consolidação destes conhecimentos.
Princípio da Criatividade: Capacidade de criar e resolver situações novas e inesperadas, cabendo aos cursos buscarem alternativas de enfrentamento dos desafios constantes da educação Superior no Brasil.
Princípio do Empreendedorismo: Espírito de liderança, iniciativa e compromisso social. Os Cursos estão intimamente ligados a este princípio, tendo como um de seus focos o incentivo a pesquisa e as atividades socioculturais na região.
Princípio da Ética: Compromisso alicerçado no respeito pessoal, social e profissional. A ética está em cada curso, não só de forma implícita na construção do cidadão, mas também de forma explicita através de componentes curriculares.
Princípio da Flexibilidade: Preparo para atender e definir habilidades necessárias para o cidadão do futuro, capaz de transformar a informação em conhecimento, através de planejamento aberto. Cada curso se desenvolve, considerando as tendências do mercado, adaptando sua proposta de forma a atendê-lo, para isso a flexibilidade torna-se fundamental na dinâmica do processo educativo.
Princípio da Qualidade: Criação e disponibilidades de oportunidades de aprendizado eficaz para o desenvolvimento cultural, político, social e profissional do aluno e de seus recursos humanos. Este princípio está presente na elaboração da matriz curricular, atenta a qualificação profissional do estudante, considerando o perfil desejado ao egresso para a absorção no mercado de trabalho.
Princípio do Respeito às pessoas: Respeito e conhecimento da comunidade interna e externa, desenvolvendo relações cooperativas e duradouras, princípio este, praticado pelo curso através de atividades de extensão e Estágios.
Princípio da Democracia: Participação de todos e representatividade nos colegiados. Cada curso, além do colegiado, ainda conta com a representatividade estudantil e o Núcleo de Docentes Estruturantes - NDE no apoio e acompanhamento das ações pedagógicas garantindo o princípio da democracia.
Valores institucionais
Os valores institucionais norteam a execução das atividades do curso calcados nos seguintes valores institucionais:
Na conduta pessoal: dignidade, responsabilidade, integridade e pró-atividade, observando e promovendo ambiente saudável de trabalho a todos os envolvidos no desenvolvimento do curso.
No relacionamento interpessoal: lealdade, respeito mútuo, compreensão, honestidade, humildade, solidariedade e afetividade. Para os cursos, este valor torna-se indispensável e sua prática é acompanhada através do questionário de avaliação interna aplicados pela CPA e cuidado pelo Núcleo de Apoio Pedagógico, quando identificadas algumas dificuldades.
No exercício da atividade profissional: competência, criatividade, iniciativa, disciplina, dedicação, disposição para o trabalho voluntário e preocupação com o desenvolvimento pessoal e do grupo. Os cursos propõem, ao longo do seu desenvolvimento, uma série de atividades nas quais pode experimentar a ação profissional e a observação dos valores descritos.
No processo de decisão: busca do consenso, justiça e verdade, igualdade de oportunidades, eficiência e eficácia. Os cursos direcionam seu conhecimento para além da formação específica, buscando ferramentas adequadas ao processo decisório democrático, necessárias a consolidação profissional. No processo de relacionamento entre os órgãos colegiados, unidades e departamentos: cooperação, espírito de equipe, profissionalismo e comunicação adequada. Cada curso, baseado nos princípios de autonomia, transparência e democracia respeita, valoriza e incentiva os relacionamentos entre os diferentes grupos representativos do curso.
No relacionamento com outras instituições: ética, responsabilidade, independência e transparência.
No relacionamento com a comunidade: solidariedade, respeito ao pluralismo e à diversidade, compromisso com o meio ambiente, participação e co-responsabilidade.