
Faculdade do Sertão do Araripe
Construindo Excelência em Educação
1.342 de 12 de Julho de 2019
.png)
Serviço Social
O Curso de Serviço Social da Faculdade do Sertão do Araripe - FASA com oferta de 50 vagas semestrais, sendo todas no turno noturno, totalizando 100 vagas anuais. É importante ressaltar que a proposta pedagógica do curso respeita as particularidades da região, Estado e município em que está inserido, garantindo, com isso, respeito à diversidade em sua proposta de formação profissional, mas também há que se considerar um conjunto de elementos presentes na realidade brasileira que sustenta a sua necessidade social.
A FASA confere ao Curso de Serviço Social a missão de ajudar na instauração da qualidade de vida, cidadania e valorização dos direitos sociais e humanos na sociedade, por meio do desenvolvimento de habilidades e competências na formação e nas práticas sociais.
O curso de Serviço Social da FASA visa formar profissionais que sejam capazes de compreender a questão social, elemento constitutivo da profissão, como núcleo básico e fundamental da formação, capacitados teórico-metodológica, ético-política, formativa e técnico-operativamente para intervir na realidade social.
Neste contexto, a FASA há de se desenvolver a partir das demandas locais e regionais sem deixar de olhar para as nacionais, latino-americanas e globais, politicamente comprometida com a promoção do desenvolvimento social e econômico.
A atuação do Serviço Social está ligada aos fatos do contexto geral da sociedade e dos processos econômicos, das classes e das ciências sociais, desde os primórdios de sua existência.É profissão de Nível Superior e para exercê-la é necessário o curso de Graduação em Serviço Social, com duração de 04 anos, e que o diploma seja apresentado ao Conselho Regional de Serviço Social - CRESS no Estado onde pretende atuar profissionalmente.
A formação profissional é generalista, facilitando apreender as questões sociais e psicossociais, com base teórico-metodológica direcionada à compreensão dos processos relacionados a economia e política da realidade brasileira, buscando aperfeiçoamento, especialização, mestrado e doutorado, disponíveis para suas práticas específicas.
A profissão do Assistente Social desde seus primórdios até os dias atuais tem se redefinido considerando sua inserção na realidade social brasileira, entendendo seu significado social e se expressando pela demanda de atuar nas sequelas sociais, onde se revela as desigualdades sociais e econômicas, manifestadas pela pobreza, violência, fome, desemprego, carências materiais e existenciais.
A atuação profissional se faz por meio de instituições públicas destinadas a atender pessoas e comunidades, buscando apoiar para desenvolvimento, participação e autonomia, no exercício da cidadania e acesso aos direitos sociais e humanos, na rede pública, privada e em ONG’s.
Objetivos
Formar Assistente Social capaz de apreender o significado social e histórico da profissão e intervir de forma crítica e qualificada, nos espaços de atuação profissional, com fundamentação teórico-metodológica e posicionamento ético-político de acordo com a Regulamentação da Profissão (Lei Nº 8.662/93) e com o Código de Ética do Assistente Social (Resolução CFESS – 273/93).
O Curso de Serviço Social deve o levar o aluno a:
a) conhecer os determinantes das desigualdades sociais como expressões da questão social;
b) analisar o surgimento e a consolidação da profissão;
c) adquirir habilidades necessárias à elaboração de trabalhos científicos e à vivência acadêmica.
d) conhecer as formas de intervenção do Estado na questão social;
e) conhecer as propostas de intervenção profissional;
f) assumir postura ética com relação à ação profissional;
g) desenvolver habilidades básicas para a intervenção profissional
h) conhecer os instrumentos da administração e do planejamento social;
i) instrumentalizar o aluno para intervir nas várias áreas da política social;
j) dar suporte ao aluno para o processo de intervenção supervisionada.
l) aprofundar as principais questões abordadas durante o curso através da reflexão dirigida e da elaboração de trabalho científico.
Mercado de trabalho
Educação: Criar e implementar programas de bolsa de estudo e auxílio financeiro, assim como selecionar os estudantes beneficiários.
Empresas: Gerenciar programas educativos de saúde, lazer e segurança no trabalho para o corpo de funcionários. Implantar programas de benefícios sociais aos trabalhadores e sua família. Orientar o acesso do trabalhador às políticas sociais públicas e a seus direitos sociais e trabalhistas.
Proteção à criança e ao adolescente: Desenvolver projetos que subsidiem a garantia de direitos de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.
Saúde: Facilitar o acesso da população às informações e ações educativas na área de saúde.